A Câmara Municipal de Ourém aprovou a construção de três reservatórios de água para combate a incêndios rurais.
A instalação de mais pontos de água de grande capacidade no concelho acontece depois dos incêndios de julho e agosto no concelho, que já destruíram cerca de 3000 hectares de área florestal e meteram em causa dezenas de habitações.
Em comunicado, a autarquia dá conta de que cada reservatório terá capacidade para 873 m 3, mas “estará preparado para obter várias capacidades de acumulação em virtude do seu modo de construção”.
A empreitada prevê a construção de três reservatórios em Malaguarda (União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais), Sobral (Nossa Senhora das Misericórdias) e Toucinhos (Alburitel).
Quanto ao abastecimento de cada reservatório, será realizado “com recurso a água de furos a executar ou já existentes”.
“Para garantir o bom funcionamento das infraestruturas, está prevista a extensão da rede de energia elétrica, desde o ponto existente mais próximo até ao local técnico, sendo que todas as instalações serão subterrâneas por forma a garantir a segurança dos meios aéreos em manobra”, pode ainda ler-se na página do Município de Ourém.
Atualmente, com 29 pontos de água, a previsão é a de que após a construção dos três novos reservatórios sejam ainda implementados mais quatro a curto/médio prazo.