- Publicidade -

Marcelo Rebelo de Sousa homenageia Tomarense José-Augusto França

0 339

- Publicidade -

José-Augusto França nasceu em Tomar a 16 de novembro de 1922. Historiador, sociólogo e crítico de arte foi uma figura ímpar na cultura do Portugal contemporâneo. 

No dia em que faria 99 anos, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, homenageou a título póstumo o Tomarense José-Augusto França com as insígnias  Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’iago da Espada. Esta distinção destina-se a distinguir o mérito literário, científico e artístico.

Na nota de homenagem que leu, o Presidente da República refere que: “Numa época em que a arte portuguesa tem vindo a alcançar o reconhecimento internacional há muito devido, é justo lembrar o muito que devemos a quem incansavelmente produziu um discurso crítico e histórico sobre as artes em Portugal. E ninguém o faz com mais intensidade, sabedoria e distinção do que José-Augusto França”

- Publicidade -

Também a sua cidade natal o quis agraciar neste dia. 

A cerimônia começou por uma visita ao Núcleo de Arte Contemporânea que dispõe de um importante espólio por si doado, passou ainda pela descerramento da placa no Edifício da Museologia, agora com o Centro de Documentação Professor José-Augusto França onde foi apresentado o programa do centenário do seu aniversário e terminou com um convívio. 

- Publicidade -

- Publicidade -

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.