O Pai grava, a mãe canta e o filho é o Padre que celebra a missa

0
- Publicidade -
TomarTV

O Pai transmite com o telemóvel, a Missa, a Mãe acompanha com os cânticos e o filho completa esta Santíssima Trindade celebrando as missas.

Todos os dias o culto repete-se no Santuário de Dornes graças à entrega do Padre Fernando António que com o apoio incansável da sua família assegura a missa, em direto no Facebook, a partir do Santuário de Nossa Senhora do Pranto na idílica Vila de Dornes uma das Maravilhas de Portugal plantada à beira Zêzere.

As missas chegam a milhares de utilizadores da rede social e mostram que com engenho e boa vontade se consegue dar continuidade aos ritos seculares de uma comunidade cristã como é a de Dornes. O Padre Fernando, foi apenas mais um cidadão a quem o COVID-19 trocou as voltasDevia ter regressado a França onde integra uma comunidade religiosa mas o seu vôo, como o de tantos, foi cancelado.

Apesar de não ser um utilizador assíduo das redes sociais cedo percebeu que ” podia transmitir a missa todos os dias” e por proximidade geográfica e grande afinidade com a região porque não fazê-lo do Santuário de Dornes sobre o qual afirma ser um dos locais de culto mais marcantes de Portugal.

- Publicidade -

Os pais acompanham-no com aquela fé que move montanhas e que espalha a palavra do Senhor mesmo que com meios improvisados. Esta iniciativa tem tido o acolhimento do Sacerdote responsável pelo Santuário de Dornes, o Padre Manuel Vaz Pato e já foi retransmitida pela página por Paulo Alcobia Neves na sua página Raízes e Memórias de Tomar e Ferreira do Zêzere com um alcance de mais de 10 mil seguidores.

Vencedora das 7 Maravilhas na categoria de “aldeia ribeirinha”, Dornes e o seu Santuário, cuja origem remonta aos tempos da Rainha Santa Isabel, é agora o palco das missas em direto no Facebook. O objetivo é simples, levar a Missa a milhares de fiéis com um único risco de contágio, o da palavra do Senhor. E assim se repete um ritual e se assegura um culto de séculos, graças a um Pai que filma, uma mãe que canta muito familiar com o Pai tem cuidado com o telemóvel, a mãe que canta e um Padre que não desiste da sua missão e graças a quem o culto de Dornes chega agora aos quatro cantos do mundo.

 “Há interação de todo o país, muita gente do Brasil… de repente Dornes tornou-se num Santuário Internacional.” A globalização faz se agora de uma nova forma, e esta é sem duvida inovadora.

As missas podem ser vistas todos os dias a partir das 19h na página de Facebook: “Este é um momento privilegiado” O Padre Fernando deixa ainda uma mensagem de esperança e fala sobre a importância de parar realçando a importância de se valorizarem os aspetos positivos das quarentena.

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here