Tomar. Jovens ajudam na limpeza da floresta

Com a conclusão do 5.º e último projeto, termina hoje o programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas na Mata Nacional dos Sete Montes.
Na despedida, estiveram presentes todos os voluntários e a vereadora Filipa Fernandes que agradeceu a participação de todos e falou da importância deste programa enquanto agentes de comunicação e sensibilização, não só no contexto do projeto, mas também no seio familiar e amigos.
O programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas é um projeto promovido pelo

IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.

, que tem por objetivo “promover práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral, bem como da prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados.”

O Município de Tomar promoveu 5 projetos:
– Juntos pelo Ambiente
– Proteger a Mata Nacional dos Sete Montes
– Não há planeta B
– Juntos pelo Ambiente 2
– Proteger a Mata Nacional dos Sete Montes 2
Cada projeto teve duas formações, uma sobre a importância da floresta e as consequências dos incêndios e enquadramento histórico da Mata Nacional dos Sete Montes, promovida pelo CISA, e outra sobre as medidas e atitudes a adotar em caso de incêndio, promovida pelos Bombeiros.
Os jovens voluntários realizaram diversas ações na Mata Nacional dos Sete Montes, nomeadamente vigilância, remoção dos resíduos das papeleiras e dos vários percursos, registo dos visitantes. Apoiaram também o Centro de Interpretação e Sensibilização Ambiental na preparação dos materiais para as atividades.
Além disto, por forma a elucidar/sensibilizar os jovens voluntários para outras áreas profissionais do Município, nomeadamente com a manutenção dos espaços verdes, os participantes passaram dois dias no Horto Municipal.
Promoveram também algumas ações de sensibilização na Piscina Municipal Vasco Jacob e participaram ainda nos Censos de Borboletas de Portugal, que fazem parte do Plano Europeu de Monitorização de Borboletas, através da TAGIS.
Advertisement
Publicação Anterior

Tomar. Establecimentos abertos até às 23h

Publicação Seguinte

Cinema está a chegar a Tomar

Advertisement