Presidência da CIM Médio Tejo toma posse em Tomar

Decorreu esta manhã a instalação dos órgão de direção da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, cuja sede se localiza em Tomar, mais precisamente no Convento de São Francisco. Foram eleitos Luís Miguel Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Ourém, e Bruno Gomes, presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, como vice-presidentes. O Presidente da Câmara Municipal de Abrantes e da CIM, Manuel Jorge Valamatos destacou que a única lista apresentada foi aprovada por unanimidade, agradecendo a confiança dos seus pares na sua reeleição. A lista recebeu 11 votos, correspondentes aos municípios representados na CIM.

Valamatos referiu que “a CIM é um órgão decisivo e muito importante na captação de fundos comunitários para a região”, dos quais se destacam o Portugal 2030, o PRR e o Fundo de Transição Justa – este último, instrumento financeiro que apoia as regiões mais afetadas pela transição para uma economia neutra em carbono, ajudando a criar novos empregos e a diversificar a economia local. No seu discurso, também comentou os 148 milhões de euros direcionados para a construção de 1132 fogos de habitação a custos controlados por todo o Médio Tejo. Segundo o autarca , é uma forma bastante positiva para fixar população no concelho e atrair investimento. Em relação ao possível encerramento da maternidade do Hospital de Abrantes e da urgência pediátrica em Torres Novas , assegurou lutar pela defesa dos direitos dos cidadãos.

Na reunião foram também eleitos Miguel Pombeiro, Secretário Executivo Intermunicipal e Jorge Simões , Sectário Intermunicipal. Nos 30 dias seguintes ao ato de tomada de posse do Conselho Intermunicipal, será efetuada a instalação da Assembleia Intermunicipal.

Advertisement

Publicação Anterior

Incêndios 2025: quase metade dos fogos rurais no Médio Tejo têm causa intencional

Advertisement