Ferreira do Zêzere: Bactéria destruidora de fruteiras detetada no concelho 

A Bactéria Erwinia amylovora (Burr.) Winsl. et al. vulgo, responsável pela doença designada por fogo bacteriano, foi detetada em diversas zonas do país, incluindo Ferreira do Zêzere. 

A referida bactéria foi detetada em todas as freguesias do concelho ferreirense, conforme esclarece em edital a Direção-Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo. 

Esta doença, que pode afetar fruteiras e ornamentais da família das rosáceas, provoca estragos, designadamente em macieiras, pereiras e marmeleiros. 

Advertisement

No sentido de evitar a dispersão desta bactéria, o Município de Ferreira do Zêzere solicita à população que informe “caso detete a presença desta bactéria e observe sintomas suspeitos em vegetais de fruteiras e ornamentais da família das rosáceas”. O contacto deverá ser feito diretamente para a Direção-Regional de Agricultura de Lisboa e Vale do Tejo para o endereço de e-mail:prospeccao@draplvt.gov.pt. 

Além do concelho de Ferreira do Zêzere, também nos concelhos de Abrantes (freguesias de Tramagal, São Facundo e Vale das Mós e Bemposta), e Sardoal (na própria freguesia de Sardoal), há registo desta bactéria. 

Publicação Anterior

“Viver Ferreira do Zêzere” com música e petiscos durante três dias 

Publicação Seguinte

Autarquia de Ourém admite assumir reconstrução de casa de irmãos destruída pelas chamas

Advertisement