Cultura aposta nos espaços ao ar livre para oferecer programação

0 139

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, afirmou que os espaços ao ar livre dos museus e monumentos vão ser aproveitados para oferecer programação ao público.

«Há muitos museus e monumentos em Portugal que têm espaços verdes, espaços ao ar livre, e é possível programar desde música, a teatro, leitura. Vamos procurar ter este programa para os próximos meses, para o verão», afirmou.

No Dia Internacional dos Museus, na visita ao Museu Nacional de Arte Antiga, Graça Fonseca referiu que Portugal vive uma crise inédita com um «impacto enorme no setor cultural e nos artistas» que vai continuar a sentir-se nos próximos meses.

«Vamos ter menos visitantes estrangeiros, o que significa que teremos menos receitas a nível nacional. As estimativas não estão completamente fechadas mas haverá uma quebra muito assinalável», acrescentou, sublinhando a importância de encontrar alternativas.

A reabertura de museus e monumentos, inserida na segunda fase do desconfinamento, vai permitir recuperar algum movimento que ajude a inverter a tendência negativa dos últimos meses.

«Estamos a tentar construir um programa a nível nacional em que museus e monumentos – para além das exposições, algumas com inauguração prevista para os próximos meses, para além da programação já prevista de exposições – possam ter também uma programação cultural, onde for possível», disse.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.