Reabertura das escolas é um «passo importante»

0
- Publicidade -
TomarTV

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, afirmou que a reabertura das escolas é um «passo importante», num momento de desconfinamento, sobretudo para os alunos.

«Era importante que neste esforço de desconfinamento também tivéssemos a abertura das escolas e fizemo-lo com consciência, acima de tudo, mas querendo aumentar os graus de segurança para que a confiança existisse verdadeiramente», disse o Ministro, de visita à Escola Secundária de Santa Maria, em Sintra.

Depois de passar por quatro aulas, onde conversou com alunos e professores, Tiago Brandão Rodrigues elogiou o trabalho desta escola: «Recebemos por parte da direção um sinal de confiança, de segurança, mas, acima de tudo, vimos em cada uma das salas de aula em que entrámos como os alunos e os professores mostraram que era importante voltarem a estar juntos», disse ainda.

- Publicidade -

O Ministro referiu que este primeiro dia será, sobretudo, importante para as escolas testarem a eficácia dos seus planos e fazerem as alterações que, eventualmente, venham a ser necessárias.

«Hoje é o primeiro dia de todo este novo procedimento. As escolas também sabem que este é um dia importante para poderem adaptar-se, para poderem testar tudo aquilo que tinham testado teoricamente e para poderem, acima de tudo, preparar-se para os dias vindouros», sublinhou.

Ministro reafirma confiança na comunidade escolar

Tiago Brandão Rodrigues reafirmou ainda a confiança no trabalho das escolas e na comunidade escolar, que inclui não só diretores, docentes e não docentes, mas também alunos que «são naturalmente exigentes».

Até ao final do 3.º período – que este ano termina mais tarde, a 26 de junho, devido à pandemia da covid-19 – regressam às aulas presenciais alunos do 11.º e 12.º anos, os quais deverão cumprir os planos de segurança que as escolas definiram com base nas orientações do Ministério da Educação e da Direção-Geral da Saúde.

Segundo o Ministro, «estar indefinidamente em casa não era uma solução» e o regresso destes alunos era particularmente importante, por muito bem que esteja a funcionar o ensino a distância.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here