Obras da Coleção de Serralves em Abrantes
ESPAÇO PARA O CORPO é o nome da exposição realizada a partir de obras da Coleção da Fundação de Serralves que ficará aberta ao público até dia 24 de setembro no Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes. Esta é mais uma iniciativa da parceria entre a Fundação de Serralves e o Município de Abrantes.
Esta iniciativa parte do Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves, afim de tornar este acervo acessível em várias regiões do país, cumprindo assim a missão da Fundação de apoio efetivo à descentralização da oferta cultural. Várias exposições e obras irão percorrer mais de 30 municípios.
Esta exposição, Espaço para o corpo, apresenta um conjunto de obras de artistas portuguesas e internacionais que problematizam o corpo enquanto agente criativo e percetivo, explorando a sua relação com o espaço e com o tempo, com o movimento e com a ausência, com a arquitetura e com a intimidade.
A exposição centra-se no trabalho de mulheres artistas que contribuem para aprofundar uma reflexão em torno do espaço e do corpo e para contestar os seus limites, explorando, por um lado, os contornos formais, fenomenológicos e conceptuais desta temática, por outro as suas implicações pessoais, sociais e políticas.
A curadoria é de Joana Valsassina.