As missas e catequeses estão suspensas por tempo indeterminado.
A Conferência Episcopal Portugal (CEP) anunciou esta quinta-feira a suspensão das missas, a partir de sábado, bem como catequeses e outras atividades pastorais que impliquem contacto, face à situação pandémica que o país está a viver.
A Câmara Municipal de Tomar também decidiu encerrar por tempo indeterminado os cemitérios a partir de esta quinta-feira.
“Tendo consciência da extrema gravidade da situação pandémica que estamos a viver no nosso País, consideramos que é um imperativo moral para todos os cidadãos, e particularmente para os cristãos, ter o máximo de precauções sanitárias para evitar contágios, contribuindo para ultrapassar esta situação”, refere a CEP em comunicado.
A Conferência Episcopal adianta que devem ser complementadas com as possíveis ofertas celebrativas, transmitidas em direto por via digital.
As exéquias cristãs (funerais e cerimónias fúnebres) devem ser celebradas de acordo com as orientações da Conferência Episcopal de 8 de maio de 2020 e das autoridades competentes.
Com Agência Lusa