ÚLTIMA HORA. Faleceu o Comendador Ferreirense Sérgio Melo

0
- Publicidade -
TomarTV

Faleceu esta madrugada, em Tomar, vítima de enfarte, o Comendador Ferreirense Sérgio Mendes de Melo

 O Benemérito Ferreirense Sérgio Mendes de Melo deixou-nos esta madrugada.

O atual proprietário da Quinta das Valadas, com origens na Avecasta e uma forte ligação ao antigo Ultramar Português foi um dos maiores beneméritos na história de Ferreira do Zêzere.

Entre os seus inúmeros feitos (e sim, alguns dos quais nunca poderemos enunciar pois o seu altruísmo era avesso à publicidade) foi destacado dirigente da Casa Regional de Ferreira do Zêzere, agremiação para a qual contribuiu com vários donativos; apoiou a Associação Humanitária dos Bombeiros de Ferreira do Zêzere através da aquisição de diversos equipamentos; ofertou o terreno e apoiou a construção do Centro Escolar das Areias a quem foi atribuído o seu nome; apoiou o Emissor Regional do Zêzere; o Rancho Folclórico e Etnográfico da Vila das Pias e foi o maior impulsionador das recentes obras de recuperação da Igreja Matriz das Areias assim como do Lar desta localidade que presidiu e patrocinou com enorme entrega e dedicação.

- Publicidade -

A par desta benemerência institucional dinamizou, na sua Quinta das Valadas, dezenas de iniciativas lúdico-culturais tais como sessões de cinema ao ar livre ou saraus de piano e canto com a presença das crianças da região a quem igualmente ofereceu por diversas vezes visitas à sua “quinta pedagógica”.

Apaixonado pelos temas, gentes e tradições da sua terra investiu na produção do famoso queijo das Areias, desenvolveu a construção de um parque de energia solar na região e, através do seu grupo empresarial, deu trabalho a dezenas de jovens Ferreirenses que o procuraram em busca de trabalho.

Em 1986 fundou a Telcabo empresa indissociável da história do desenvolvimento das Telecomunicações em Portugal que se mantém, até aos nossos dias, como uma das maiores referências no sector das redes de fibra ótica internacional.

Ao longo de uma vasto e bem sucedido percurso familiar, empresarial e associativo o Eng. Sérgio Mendes de Melo foi alvo de várias homenagens das quais destacaremos a Comenda da Ordem do Mérito Agrícola, Comercial e Industrial que lhe foi atribuída a 10.06.2007 por Cavaco Silva e, mais recentemente, em 2019, a Medalha de Mérito Económico do ILAC (Instituto Luso-Árabe para a Cooperação) que lhe foi entregue em cerimónia realizada na Biblioteca do Grémio Literário, seguida de jantar no Salão Luís XV e que contou com a presença de diversos outros vultos nacionais bem como a de numerosos dirigentes do Instituto e os embaixadores e diplomatas do Magrebe.

Com o seu desaparecimento Ferreira do Zêzere fica inevitavelmente mais pobre, o meio empresarial perde uma das suas maiores referências e a família Melo vê partir um marido, pai e avô extremoso e dedicado.

 Paulo Alcobia Neves (in Raízes e Memórias de Ferreira do Zêzere)

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here