O Planos Film Fest segue para a sua IV edição, no centenário Cineteatro Paraíso, com o objetivo de partilhar a arte da curta-metragem. O programa do evento é eclético, abrangendo desde dramas a comédias, numa seleção de filmes de diversos géneros.
Serão 20 curtas-metragens em exibição, incluindo algumas produções internacionais, como Sash Window, realizado por Mohamed Hormozi, numa coprodução hispano-iraniana.
Os trabalhos portugueses também marcam presença, destacando-se Bad for a Moment, de Daniel Soares, realizador já nomeado para a Palma de Ouro. A curta retrata um ateliê de arquitetura durante uma sessão de team building, que é “confrontado com a realidade do bairro social que estão a gentrificar”.
O festival arranca a 18 de dezembro e encerra no dia 23, prosseguindo a sua missão de descentralizar o circuito nacional dos festivais de cinema. Ao realizar o Planos numa cidade do interior do país, a organização pretende tornar o circuito dos festivais de cinema mais abrangente, levando a sétima arte a uma zona geográfica que durante muito tempo foi deixada à margem das grandes iniciativas culturais.
