Feira dos Santos em Mação celebra 255 anos
A Feira dos Santos, realizada em Mação, celebra 255 anos de história. Este ano e como já é tradição, vai realizar-se no dia 1 de novembro, sábado, no Dia de Todos os Santos.
É conhecida por ser a maior feira do concelho e pelos seus produtos e utensílios agrícolas, comércio local e doçaria. Apesar das grandes superfícies comerciais, muitas famílias continuam a vir aqui abastecer-se de cereais, leguminosas, frutos secos, entre outros. Os agricultores aproveitam para comprar o pano, as escadas e ferramentas para a apanha da azeitona.
A feira percorre as ruas do centro histórico da vila. A sua origem remonta a 1800, quando o rei concedeu a provisão para a realização de uma feira em Mação: “Faço saber que os moradores da Vila de Mação Me pediam fosse servido conceder-lhes uma licença para poderem ter feita nos dias primeiro, segundo e terceiro de novembro de cada ano. Hei por bem conceder aos suplicantes a necessária faculdade para terem uma feira na sobredita Vila de Mação”.
Durante o dia, os visitantes também podem presenciar a animação por grupos de rua, bandas e ranchos folclóricos, no Largo dos Combatentes.
