A Festa dos Tabuleiros em Tomar, que se realizou em 2023, gerou um impacto económico direto de 17,5 milhões de euros, segundo um estudo solicitado pelo município ao Instituto Politécnico de Tomar.
De acordo com a Avaliação da Eficiência Coletiva da Festa dos Tabuleiros 2023, cada visitante gastou, em média, 182 euros, o que representa um retorno de 13,5 euros por cada euro investido pela autarquia.
Mas se forem considerados os efeitos multiplicadores, como o aumento do consumo local e o crescimento do rendimento familiar, o impacto na economia poderá chegar aos 29,7 milhões de euros.
O estudo, que envolveu 1416 pessoas sendo a maioria mulheres, refere também que a comunidade reconhece a importância do evento e até estaria disposta a financiá-lo em caso de necessidade. Os investigadores sugerem ainda, criar um Observatório e um Barómetro da festa.
No entanto, o estudo alerta para o impacto ambiental, uma vez que cada visitante percorreu, em média, 584 quilómetros, o que resultou em 344 toneladas de dióxido de carbono por quilómetro.