Netflix quer fazer documentário sobre jovens de Leiria que processaram 33 países

0 237

Cláudia, Mariana e Martim são três irmãos de Leiria, juntaram-se a Catarina também ela da cidade e a André e Sofia residentes em Lisboa.

São estes os jovens que colocaram uma ação contra 33 países, entre eles Portugal incluído. 

O motivo: a falta de ações para impedir as alterações climáticas e exigem ainda que os países reduzam as emissões de gases de estufa em 65% até 2030. A ação foi aceite pelo Tribunal Europeu dos Direitos Humanos em Dezembro de 2020.

Por esta altura e segundo a NPR (National Public Radio) a ação chamou a atenção da embaixadora da Boa Vontade da Agência de Refugiados da ONU e atriz Angelina Jolie que pôs em contacto uma equipa de documentaristas austríaca associada à Netflix que posteriormente contactou os jovens para realizarem o documentário. 

Em todo este processo os jovens estão a ser apoiados por várias entidades, entre elas uma ONG e de advogados britânicos, incluindo o escritório Marc Willers QC, que é especialista em legislação ambiental e de mudança climática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.