8 factos que ligam a SIC ao concelho de Tomar

0
- Publicidade -
TomarTV

Do sub-diretor aos jornalistas, do Big Show SIC ao último sucesso em ‘prime time’. Estes são oito detalhes que ligam a SIC ao concelho de Tomar.

No ano em que a primeira televisão independente de Portugal comemora 25 anos de vida, a Tomar TV desvenda-lhe as oito ligações do canal de Carnaxide ao concelho tomarense.

1. O Sub-diretor

José Gomes Ferreira é o atual Sub-diretor de informação da SIC. O conhecido jornalista de economia é natural de Tomar. Relembramos o ano de 2012, quando visitou o 1º Congresso de Tomar, onde deixou uma mensagem de incentivo aos tomarenses:

- Publicidade -

2. O pivô

Nuno Graça Dias foi, durante vários anos, um dos principais rostos da SIC Notícias, cargo que acabou por deixar em 2014, altura em que se tornou diretor-geral da Sporting TV. Em 2015, pela vinda do presidente do Sporting Bruno de Carvalho a Tomar, também Nuno Graça Dias deixou uma mensagem aos tomarenses:

3. Os jornalistas 

Na redacção da SIC são vários os profissionais da área da informação que, por diversas formas, se encontram ligados ao concelho de Tomar. Uma delas é Dulce Salzedas, jornalista sénior da redação do terceiro canal.

8 factos que ligam a SIC ao concelho de Tomar

4. O último sucesso da SIC

Depois de muitos anos a perder as audiências para a TVI, a SIC estreou finalmente, em 2013, um formato que conseguia ganhar à estação de Queluz de Baixo. O Factor X tinha na produção os quatro fundadores da Tomar TV: Flávio Nunes, Tomás Duran, Ricardo Sodré e Sérgio Aleluia, que foram responsáveis pela gravação dos mais de 15 mil castings dos concorrentes. A segunda temporada do programa contou ainda com a colaboração do operador de drone da Tomar TV, Orlando Oliveira.

8 factos que ligam a SIC ao concelho de Tomar

4. O primeiro sucesso da SIC

O Big Show SIC foi a primeira grande produção de entretenimento da SIC. O programa era emitido em direto do segundo maior estúdio de televisão de Lisboa. Anos mais tarde, os estúdio fechou e muito desse material é hoje propriedade da Tomar TV: ainda existem partes do cenário original na nossa redacção, câmaras utilizadas para o programa e material das régies.

5. O Heli SIC 

Em 2009, os drones ainda não eram moda e quando se falava em imagens aéreas, só mesmo com recurso a um helicóptero. Nessa altura, o canal tinha o famoso Heli SIC.

Foi através do Heli SIC que se viram as primeiras imagens aéreas da Festa dos Tabuleiros. Imagens estas que foram mais tarde repetidas em 2015 pela rubrica “Ir é o melhor remédio”. Podem ser vistas aqui:

6. A primeira reportagem de sempre

É verdade: a primeira reportagem a ser emitida pela SIC era sobre a Sinagoga Tomarense. Tal como pode ser visto neste vídeo, a partir do minuto 7:20.

7. Os primeiros exclusivos

Há 24 anos, a SIC abria um dos seus noticiários com imagens exclusivas de um homem de 36 anos que tinha ficado preso num desabamento de terras em Tomar. As imagens foram captadas por Daniel Campos e enviadas para a SIC por comboio. Na altura, as imagens eram transportadas em cassetes e tinham que ser passadas em tempo real.

8. O Diretor de informação da Tomar TV 

Sérgio Aleluia, diretor de informação do canal de todos os tomarenses, é atualmente jornalista da SIC Notícias. Tal como mostra a reportagem “O outro lado da Tomar TV”:

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here