Tomar. Segundo encontro municipal de Proteção Civil

0
- Publicidade -
TomarTV

Neste segundo encontro, o tema central será o risco de grandes concentrações de pessoas em eventos.

O Município de Tomar vai promover dia 18 de Março o segundo Encontro Municipal de Proteção Civil, que este ano terá como tema aglutinador os riscos associados a grandes concentrações de pessoas em eventos.

A iniciativa, que decorrerá na Biblioteca Municipal, entre as 10h e as 12h30 e entre as 14h e as 15h30, é especialmente direcionada para os autarcas das freguesias e para dirigentes do movimento associativo do concelho, uma vez que são organizadores de eventos diversos, com características específicas que implicam, cada uma delas, cuidados especiais.

O programa da manhã inclui os seguintes pontos:

- Publicidade -
  • Riscos associados a grandes concentrações de pessoas em eventos;
  • Documentos a apresentar para efeitos de licenciamento;
  • As festas anuais nas freguesias;
  • Exemplo de segurança na Festa dos Tabuleiros;
  • Planeamento e cuidados das associações organizadoras;
  • Outros eventos.

Da parte da tarde, o encontro é especialmente dirigido aos presidentes de Junta de Freguesia, responsáveis locais da Proteção Civil, na perspectiva do combate aos incêndios florestais.

O encontro terminará com uma visita ao exercício BREC a decorrer desde a véspera. A sigla, que significa Busca e Resgate em Edifícios Colapsados, refere-se a uma equipa própria dos Bombeiros de Tomar, que realizou o ano passado a sua formação, e que está preparada para actuar em cenários urbanos complexos, como os decorrentes da ocorrência de um sismo de grande magnitude. Este exercício, que acontecerá em vários pontos do centro histórico da cidade, terá início às 18 horas de sexta-feira, dia 17, prolongando-se por 24 horas.

No âmbito das comemorações do mês da Proteção Civil, decorrerá ainda antes, no dia 15, entre as 10 e as 16 horas, no largo do Mercado Municipal, uma Exposição de Equipamentos de Proteção e Socorro dos Agentes de Proteção Civil do Concelho.

A fechar o mês, dia 26, entre as 10 e as 12 horas, haverá ainda um exercício de mergulho no rio Nabão, entre o açude dos Frades e a ponte do Mouchão.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here