Tomar: Votação do Orçamento Participativo Jovem foi adiada

0
- Publicidade -
TomarTV

Atrasos no processo levaram a Câmara Municipal de Tomar a adiar por um mês o início das votações.

É a primeira edição do Orçamento Participativo Jovem de Tomar, mas a iniciativa não arrancou com o pé direito. A data inicial para votação das propostas foi adiada um mês e o que deveria acontecer entre 15 de novembro e 15 de dezembro, decorrerá, afinal, entre 16 de dezembro e 15 de janeiro, de acordo com informação prestada pela Câmara Municipal de Tomar.

Ao que a Tomar TV apurou junto de fonte da autarquia, “atrasos” no processo levaram a que só agora se estejam a analisar as propostas submetidas. Ainda não é claro quantos projetos estão em cima da mesa, nem tampouco os que serão aprovados para serem submetidos ao sufrágio final. Em jogo, um montante de até dez mil euros que o Município deverá investir na ideia mais votada pelos jovens tomarenses — até 30 anos, no máximo. Os projetos foram enviados à Autarquia ao longo do mês de outubro.

Tirando o montante, as datas e os participantes, o Orçamento Participativo Jovem para 2017 é em tudo semelhante ao Orçamento Participativo geral. Este contempla um investimento de até 100 mil euros, pelo qual o Executivo camarário “compromete-se a integrar no Orçamento Municipal do ano seguinte o projeto mais votado pelos munícipes”, segundo a página da iniciativa na internet.

- Publicidade -

Não é a primeira vez que existem problemas com os Orçamentos Participativos em Tomar. A edição do ano passado foi anulada por se terem verificado irregularidades na forma como decorreu a votação. Na altura, Hugo Cristóvão, vereador da Juventude e atual vice-presidente da Câmara Municipal, terá avançado que 2.800 dos 4.402 votos eram suspeitos, isto é, mais de 60% das votações registadas.

Na edição deste ano, as votações online do Orçamento Participativo geral estão a decorrer durante este mês de novembro. Todas as nove propostas submetidas foram aprovadas e encontram-se em sufrágio. À hora de publicação desta notícia, a Câmara Municipal de Tomar já tinha registado 1.250 votantes.

Com Sérgio Aleluia.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here