Personalidades do Mês de Novembro

0
- Publicidade -
TomarTV

O destaque deste mês vai não para uma, mas para duas personalidades: José Bayolo Pacheco de Amorim e José Augusto França.

José Bayolo Pacheco de Amorim nasceu a 2 de novembro de 1918 e foi o fundador e primeiro Presidente do Instituto Politécnico de Tomar, entre 1982 e 2005.

Foi também professor universitário, matemático, e publicista português.

A ele se deve o facto de o IPT ter sido o primeiro politécnico a ter ensino de “Artes e Humanidades”.

- Publicidade -

A licenciatura de Artes Gráficas do IPT foi a primeira do género em Portugal e a licenciatura em Conservação e Restauro — ainda hoje reconhecida internacionalmente — foi a primeira em toda a Europa Continental.

Fotografia: revistaiedtag.ipt.pt
Fotografia: revistaiedtag.ipt.pt

Já o historiador José Augusto França nasceu em Tomar a 16 de novembro de 1922.

Historiador, sociólogo e crítico de arte português, licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras de Lisboa em 1944.

Em 1959 partiu para Paris como bolseiro do estado. Obteve os graus de doutor em História pela Universidade de Paris em 1962 – “Une Ville des Lumères: la Lisbonne de Pombal” –, e de doutor em Letras pela mesma universidade em 1969 – “Le Romantisme au Portugal”.

Professor Catedrático Jubilado da Universidade Nova de Lisboa, é considerado um nome maior da historiografia da Arte em Portugal.

joseaugustofrancaFotografia: prelo.incm.pt

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here