Personalidade do mês de dezembro

0
Fotografia: olhares.sapo.pt
- Publicidade -
TomarTV

Em dezembro, a Tomar TV destaca mais duas personalidades da cidade templária. São eles Fernando Lopes-Graça e Guilherme Rosa.

Considerado um dos maiores compositores e maestros portugueses do séc. XX, Fernando Lopes-Graça nasceu em Tomar a 17 de dezembro de 1906.

Começou a trabalhar aos 14 anos como pianista no Cine-Teatro da cidade, fazendo os seus próprios arranjos às peças que interpretava.

Aos 17 anos partiu para Lisboa para frequentar o Curso Superior do Conservatório de Lisboa. Foi preso político por duas vezes e chegou a estar detido no Forte de Caxias quando foi preso pela segunda vez em setembro de 1935. Em Tomar chegou a fundar o semanário republicano “A Acção”.

- Publicidade -

Foi feito Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada a 9 de abril de 1981 e a 2 de fevereiro de 1987 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. Já em 1988 recebeu um Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Aveiro.

Morreu em Cascais a 27 de novembro de 1994.

Fotografia: mag.sapo.pt

Fotografia: mag.sapo.pt

Embora tenha nascido em Luanda, Guilherme Rosa desde sempre viveu em Tomar e por isso considera a cidade templária a sua terra natal.

Aos 28 anos emigrou para Londres e por lá se mantém.

Licenciado em Relações Internacionais, foi em 2014 que este tomarense foi eleito vereador em Lambeth, um dos boroughs (freguesia) de Londres. Numa zona onde um terço dos eleitores tem origem portuguesa, Rosa foi eleito com 1769 votos que correspondem a 18 por cento dos boletins válidos.

O tomarense é o segundo português a ser eleito vereador em Lambeth, onde se calcula que residam entre 35 a 50 mil portugueses.

Fotografia: pt.blastingnews.com

Fotografia: pt.blastingnews.com

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here