Monumento do mês – Convento de Santa Iria

0
- Publicidade -
TomarTV

Nome: Convento de Santa Iria

Data de construção: em meados de 1467

Descrição: O Convento de Santa Iria, situado junto à margem do Nabão, começou por ser um recolhimento de senhoras devotas. Em 1467 D. Mécia Queiroz, viúva de Pero Vaz de Almeida, comprou o “sítio” de Santa Iria e mandou construir uma casa e uma capela onde se recolheu com as filhas.

- Publicidade -

A capela dedicada à lendária padroeira de Tomar contém um calvário em pedra e decoração alusiva aos símbolos do Espírito Santo no apainelado da Capela-Mor. O seu interior é revestido por azulejos ponta de diamante, do século XVII. Do lado da Epístola situa-se a Capela dos Vales, mandada edificar em meados do século XVI por D. Miguel do Vale.

monumento-do-mes_convento-sta-iria_2

Curiosidades:

  • A história do lugar de Santa Iria remonta a meados do séc. XII;
  • O lugar tornou-se notável graças à famosa lenda de Santa Iria, quando Britaldo, filho do então governador da Nabância, consumido pelo ciúme mandou matar a bela jovem Iria no local onde segundo a tradição se situa o Pego de Santa Iria;
  • O Arco das freiras é a passagem aérea entre as Freiras Clarissas do Convento de Santa Iria e o antigo Palácio de Frei António de Lisboa.

Coordenadas: 39.604541, -8.410279
Rua Marquês de Pombal

2300-510 Tomar

Horário:

Verão (Junho a Setembro):
Sábado e Domingo, 15h00 às 18h00
Inverno (Outubro a Maio):
Sábado e Domingo, 14h00 às 17h00

monumento-do-mes_convento-sta-iria_3

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here