Tomar. Uma romaria para relembrar as vivências do passado

0
- Publicidade -
TomarTV

No próximo domingo, dia 8 de maio, decorrerá a recriação de uma romaria do princípio do século XX, em Tomar.

Com o intuito de relembrar as vivências do passado, o Conselho Técnico da Região dos Templários da Federação do Folclore Português, juntamente com o Município de Tomar, recriaram uma romaria. 

O evento terá início às 9h45 com a saída de romeiros de várias ruas da cidade para o local da romaria — o Jardim do Mouchão — onde estarão disponíveis variados produtos tradicionais.

De seguida, os romeiros deslocar-se-ão para a Igreja de São João Baptista onde terá lugar uma missa às 10h30.

- Publicidade -

A procissão terá início por volta das 12h00 com o seguinte percurso:
Praça da República;
Rua Serpa Pinto;
Avenida Marquês de Tomar,;
Jardim do Mouchão;
Avenida Marquês de Tomar;
Rua Silva Magalhães;
Praça da República.

As fogaças são aí benzidas e depois são acompanhadas pela Banda Republicana Marcial Nabantina até ao Jardim do Mouchão, onde durante a tarde haverá leilão de fogaças, tocadores de instrumentos tradicionais, cantadores ao desafio, jogos tradicionais e um baile com término previsto para as 17h30.

Esta iniciativa conta com a participação dos ranchos folclóricos do concelho de Tomar e da região dos Templários, o Grupo de Gaiteiros dos Brasões, bem como a Banda Republicana Marcial Nabantina.

O evento tem o apoio da Federação do Folclore Português, do Município de Tomar, da Paróquia de São João Baptista e da União de Freguesias de São João Baptista e Santa Maria dos Olivais.

Veja aqui o cartaz do evento:

cartazRomaria

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here