Esta é a Semana Verde em Coruche

0
- Publicidade -
TomarTV

Coruche contará com diversas iniciativas nesta Semana Verde, que decorre entre os dias 14 e 21 de março.

A Semana Verde em Coruche celebra-se de 14 a 21 de março com um grande conjunto de iniciativas a desenvolver com a comunidade escolar e também com algumas ações dirigidas ao público em geral.

Visitas de Estudo à ETAR de Coruche e ações de sensibilização sobre a qualidade da água, águas residuais e ciclo da água serão elaboradas em parceria com a empresa Águas do Ribatejo. Com a ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa que comemora os 20 anos da Eco- escolas em Portugal será realizado o roteiro “Rota dos 20 anos”que se centra nos temas de mobilidade sustentável, alertando a comunidade escolar para a importância de uma mobilidade mais segura, eficiente e inclusiva.

O objetivo deste projeto é colocar o enfoque na mobilidade sustentável e na participação ativa das crianças e jovens na procura e proposta de soluções. Assim, o Observatório do Sobreiro e da Cortiça irá receber  os testemunhos dos alunos do Agrupamento de Escolas D. Sancho I do Cartaxo, enquanto que durante esta semana os alunos de Coruche irão efetuar os relatórios específicos de percursos onde irão assinalar dificuldades sentidas na mobilidade, tendo a tarefa de apresentar esses relatórios aos alunos do Agrupamento de Escolas de Rio Maior, no próximo dia 4 de abril.  

- Publicidade -

Também o hastear da bandeira Verde Eco-escolas é sempre um momento solene que os alunos apreciam particularmente e que este ano irá ser feito na EB1/JI no Couço.

Estão também programadas iniciativas de plantação de árvores na área ardida da Herdade dos Concelhos em Coruche e noutras zonas da freguesia do Couço e uma ação conjunta e inter geracional entre as creches municipais e a Associação Sénior de Coruche na dinamização de um talhão das Hortas do Sorraia, localizadas na zona ribeirinha da vila, em parceria com o Movimento Plantar Portugal.

As atividades desportivas também não podiam deixar de ter um momento particular com a organização do II Encontro de atletismo dirigido ao 1º ciclo, no Estádio Municipal Prof. José Peseiro e um treino do Centro Municipal de Marcha e Corrida no Circuito de Manutenção de Valverde dirigido ao público em geral, marcado para o dia 19 de março. Uma excelente sugestão para pais e filhos celebrarem o dia do Pai!

No dia 19 de março na praça da Liberdade e no Parque do Sorraia será desligada a iluminação pública entre as 20h30 e as 21h30, assinalando a Hora do Planeta 2016. Esta iniciativa simbólica, que acontece a nível global, é promovida pela WWF – World Wide Fund for Nature e destina-se a sensibilizar o público para as alterações climáticas.

Durante aquela que é a semana mais verde de Coruche, os alunos das creches municipais gravam uma “Dica Verde” por dia, para emissão na Rádio Voz do Sorraia.

Semana verde Coruche _2016

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here