Tomar, destino obrigatório para os apreciadores da lampreia

0
- Publicidade -
TomarTV

O concelho de Tomar é destino obrigatório para os fãs da lampreia. Ainda mais com a chegada da 17ª Mostra da Lampreia, na qual participam restaurantes de toda a região.

O inverno está chuvoso e há destinos turísticos para os quais isso é bom. É o caso da gastronomia ligada à lampreia, pois a subida do mais famoso dos ciclóstomos desde o mar até aos rios do interior necessita de caudais engrossados pela pluviosidade. Deste modo, as lampreias podem nadar contra a corrente e cumprir o seu destino, que passa por desovar longe do oceano, perpetuando a sua espécie. A chegada das lampreias é motivo de regozijo para os muitos apreciadores deste pitéu com as suas particularidades, que leva os seus fãs a percorrerem muitos quilómetros por um bom prato.

O que eles sabem, também, é que Tomar é destino obrigatório nessa peregrinação gastronómica. Situado bem no centro do território nacional, e com um excelente conjunto de outras ofertas turísticas para justificar uma visita de fim-de-semana, o concelho apresenta a 17ª edição da Mostra da Lampreia, distribuída por 14 restaurantes, a que se juntam ainda 12 pastelarias. De 6 de fevereiro a 6 de março, aos fins-de-semana e feriados há sempre lampreia nestes restaurantes, além da lampreia de ovos nas pastelarias.

Participam os restaurantes Almourol (em Tancos), Bela Vista, Estalagem de Santa Iria, Ginginha, Marisqueira de Tomar, Nabão, Sirius e Tasquinha da Mitas (todos na cidade), Convento do Leitão (no Casal dos Aromas), A Lúria (Portela de S. Pedro), Manjar dos Templários (cruzamento para Castelo do Bode), Mister Grill (Venda Nova), Ninho do Falcão (Quinta do Falcão) e Picadeiro (Alvito). As doçarias (todas em Tomar) são Estrelas de Tomar, os três estabelecimentos da Padaria Rosa, A Rosa – Café dos Artistas, a Legenda Medieval, os dois estabelecimentos Pic-Nic, a Templária e os três estabelecimentos Tropical.

- Publicidade -

Entre os pratos disponíveis, que abarcam todos os momentos da refeição, contam-se entradas de paté de lampreia em cama de cogumelos ou empadas de lampreia; sopas de peixes do rio e de lampreia; lampreia com arroz de cabidela, molhata de lampreia ou lampreia à bordalesa. Nos doces, há lampreias de ovos simples e com misto de fruta, bem como beijinhos de lampreia.

A Mostra da Lampreia é o evento inaugural do ciclo gastronómico anual, no concelho de Tomar, que continua com a mostra de doçaria De Tomar e dos Conventos em Abril, o consagrado Congresso da Sopa em Maio, o reconfortante Todos com o Feijão, o Feijão com Todos em Outubro e a Mostra do Bacalhau em Novembro. Para além de uma visita gastronómica, aproveite para conhecer a Cidade Templária e não perca, no decurso da Mostra, o Carnaval da Linhaceira e o de Tomar; as Noites de Jazz 2016 (a começar dia 13) ou o humor de António Raminhos com “As Marias” (dia 20).

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here