Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo

0
- Publicidade -
TomarTV

As Festas são inauguradas oficialmente hoje dia 14 de agosto pelas 18 horas, dando o mote para cinco dias e noites em que a música, a animação taurina, os espetáculos, a gastronomia, a etnografia irão preencher as ruas do centro histórico da vila de Coruche e do Parque do Sorraia, numa animação contagiante que não se iguala a qualquer outra altura do ano.

As Festas tiveram início a 6 de agosto, na sua vertente religiosa, com a Novena em Honra de Nossa Senhora do Castelo, assinalada também com a inauguração da iluminação na Ermida do Castelo.
A inauguração oficial decorrerá com a presença de muitos convidados e representantes das três entidades que participam na organização: Comissão de Festas de Coruche, Irmandade de Nossa Senhora do Castelo e Câmara Municipal de Coruche. Após a intervenção das três entidades participantes, será inaugurada a exposição de lenços tradicionais com o tema “Os Lenços vão à Festa” com organização da Associação O Regional do Sorraia e Câmara Municipal de Coruche. Uma mostra etnográfica de dezenas de lenços tradicionais representativos da região para ver até ao dia 30 de agosto na galeria de exposições do Mercado Municipal de Coruche.

O dia de hoje, após a inauguração oficial, tem como principal momento o tradicional espetáculo do fogo de artifício no rio Sorraia. À meia-noite são milhares de coruchenses e visitantes que esperam junto à zona ribeirinha por esse momento verdadeiramente mágico.

No dia 15, dia da Assunção de Nossa Senhora e feriado nacional é por tradição o dia da programação religiosa. Este ano, o dia que é dedicado à padroeira irá receber como habitual, milhares de devotos que não dispensam a presença na Procissão em Honra de Nossa Senhora do Castelo. À noite, o festival de folclore “António Neves”, é organizado em conjunto por três associações: Rancho Folclórico Regional do Sorraia, Rancho Folclórico da Fajarda e Rancho Folclórico Os “Camponeses” de Santana do Mato que preparam para este ano uma excelente mostra etnográfica representativa de vários pontos do país, com a participação de vários ranchos convidados: de Santo Tirso (Baixo Minho), Rancho Folclórico de S. Salvador de Monte Córdova; de Ovar (Beira Litoral) Grupo Folclórico “As Tricanas de Ovar”; de Faro (Algarve) vem o Grupo Folclórico e Etnográfico Amigos do Montenegro e ainda do país vizinho, de Ciudad Real (Castilla la Mancha), o Grupo Coros Y Danzas Mazantini.

- Publicidade -

Dia 16, dia do Aficionado é o dia dedicado à animação e tradição taurina, este ano com algumas novidades. Para além das entradas nas ruas da vila, provas de condução de cabrestos, picaria à vara larga, da Tourada à Corda com os Pastores e Capinha da ilha Terceira, pode assistir aos “Encierros” logo pela manhã, o que vai certamente movimentar muita gente pelas ruas do centro histórico.
Outra das novidades deste ano será o Desfile de Tertúlias que já são mais de uma dezena e que irão proporcionar um colorido muito interessante na Praça da Liberdade, rua direita, rua de Santarém e rua 5 de outubro. A não perder. Para a noite deste dia, o palco principal das Festas irá receber o espetáculo musical de Tiago Bettencourt. O músico que há mais de dez anos “dá cartas” no panorama nacional, tem promovido em 2015, o seu último trabalho “Do princípio”, em concertos onde não faltarão os grandes sucessos da sua carreira. Excelente programa para a noite de domingo!
Dia 17, dia em que se celebra o dia do Campino do Sorraia e feriado municipal, as ruas da vila vão estar preparadas para receber de manhã o Cortejo Histórico Etnográfico, com mais de mil pessoas a desfilarem e cujo o tema este ano se prende com “Tempos de Mudança”. Uma excelente oportunidade para ver representadas as principais tradições do concelho e as alterações no quotidiano provocadas pelo advento da modernidade. Dia 17 é também dia de Corrida de Toiros à Portuguesa onde será feita uma homenagem ao bandarilheiro coruchense Manuel Badajoz. Participam os cavaleiros António Telles, João Moura Jr. e João Telles Jr. e os Forcados Amadores de Coruche. Os toiros são da ganadaria Murteira Grave.
A noite está reservada para um concerto de um músico que dispensa apresentações e que tem a particularidade de reunir um coro de todas as gerações. José CID não vai deixar certamente a plateia do espaço das Festas indiferente.
O último dia das Festas, dia 18, assinalado como o dia da Juventude irá manter a animação diária com muitas atividades taurinas expressas na tourada à corda, nos encierros, nas largadas, nas entradas de toiros nas ruas da vila. O espetáculo da noite é da responsabilidade dos Xerife, cuja ligação a Coruche tem na sua vocalista, Laura Macedo, um carinho muito especial e por isso mesmo uma excelente forma de encerrar as Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo.
Se quer conhecer a verdadeira cultura e tradição ribatejana não pode faltar às festas anuais que transformam a vila de Coruche, e que oferecem cinco dias consecutivos de animação, euforia, agitação e boa-disposição.
Consulte o programa em www.cm-coruche.pt

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here