Exposição “O Mar Português” em Alcanena

0
- Publicidade -
TomarTV

Está patente, de 1 de maio a 31 de agosto de 2015, no Museu de Aguarela Roque Gameiro, em Minde, a exposição ” O Mar Português”.

«A exposição deste quadrimestre, “O Mar Português”, nasceu com o intuito de evocar o tema do mar, matéria vital à compreensão da obra de Roque Gameiro. Não é a primeira vez que abordamos este assunto mas, desta feita, fá-lo-emos, cremos, numa perspetiva menos frequente no que diz respeito à abordagem destas temáticas. O roteiro que apresentamos, pretende conduzir os nossos visitantes pelo nosso litoral, pela vida à borda de água, que o mestre da aguarela Portuguesa captou, conciliando técnica e expressão de uma forma paradoxalmente tão matemática quão sensível, tão rigorosa quão espontânea, fazendo dele um marinhista de referência que marcou, nesta disciplina, de forma indelével, a segunda geração do Naturalismo, em Portugal.

O caminho que desafiamos o leitor a percorrer não seria possível se alguém, um dia, não tivesse inspirado um menino de Minde a sonhar com o mar, em ser marinheiro quando um dia fosse grande – esse menino foi Alfredo Roque Gameiro e, a sua fonte de inspiração, foi o seu pai. Este, de certa forma, mostrou-lhe o fascínio do mar, um mar que o artista não pode navegar, mas que se viria a concretizar, vezes sem conta, na sua paleta de cores. Foi o pai que, um dia, serviu de modelo ao filho na aguarela “A Epístola”, marcada pelo sucesso, mas também por um irónico destino. O mar, do qual tantas histórias, relatos de viagens do pai, tanto cativaram Alfredo, foi o mesmo mar que lhe “roubou” esse retrato. Foi ao largo de Espinho, em 1900, depois de mais uma exposição de sucesso, em Paris, que o vapor Santo André mergulhou nas profundezas do Atlântico e levou consigo “A Epístola”.»

Esta exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h às 12h30 e das 14h às 18h. Para mais informações, contacte o CAORG, através do telefone 249 840 022 ou do endereço info@caorg.pt; ou o Museu de Aguarela Roque Gameiro, através do telefone 249 841 292 ou do email museuaguarela@caorg.pt.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here