Entidade Reguladora faz reprimenda ao Hospital de Santarém

0
- Publicidade -
TomarTV

Processo de inquérito realizado pela Entidade Reguladora da Saúde resulta numa reprimenda aos hospitais de Santarém, E.P.E., e Universitário de Coimbra, E.P.E.

Depois do insólito caso que envolveu a transferência de um doente em estado grave e que, segundo o semanário “O Mirante”, andou “um dia às voltas de ambulância”, a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) emitiu, no passado dia 13 de janeiro, uma instrução na qual faz uma reprimenda aos dois hospitais envolvidos.

A Tomar TV contactou a ERS, que remeteu para o processo de inquérito onde se lê que “o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e o Hospital Distrital de Santarém devem garantir permanentemente o cumprimento das regras aplicáveis em matéria de transferência inter-hospitalar de utentes, obviando à repetição de situações futuras de índole idêntica à ocorrida”.

Entre outras instruções, a ERS advertiu que estes hospitais devem adotar “mecanismos de transmissão de informação relativa a transferências inter-hospitalares” e promover um duplo grau de confirmação pelo hospital de origem e pelo hospital de destino” aquando deste tipo de situações.

- Publicidade -

Os hospitais de Santarém e Universitário de Coimbra terão de dar cumprimento imediato a esta instrução e avisar, no prazo de 30 dias úteis, os procedimentos adotados para colmatar estas falhas.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here