“São imensos os comentários de pessoas que pretendem voltar a visitar Tomar”

0
- Publicidade -
TomarTV

A Tomar TV falou com Luís Ribeiro, criador do concurso de fotografia “Tomar Encanta”. Leia aqui a entrevista na íntegra.

O nome Luís Ribeiro já não passa despercebido em Tomar. Há vários anos que escreve e mantém um dos blogues mais conhecidos do concelho: o Tomar, a Cidade.

Desta vez, o tomarense voltou a surpreender-nos pela positiva, criando o concurso de fotografia “Tomar Encanta”.

Até 31 de janeiro, largas dezenas de fotografias alusivas ao concelho estão em votação. Só dez delas serão escolhidas para receber “uma lembrança alusiva a Tomar”.

- Publicidade -

A Tomar TV falou com Luís Ribeiro, que explica o que o levou a colocar mãos à obra e a lançar este desafio aos tomarenses.

 

Leia aqui a entrevista na íntegra

Em que consiste o concurso “Tomar Encanta”?

Este concurso consiste principalmente em mostrar, divulgar e promover Tomar. Para tal, foram enviadas fotografias alusivas a Tomar até 30 de dezembro de 2014, onde a votação para “eleger as melhores” decorre no Facebook.

Quais os seus objetivos?

O objetivo principal é mesmo a promoção de Tomar e suas gentes por questões de cidadania. Tomar – e aqueles a quem competia esta tarefa de divulgação e promoção – teve durante muito tempo uma lacuna enorme. Felizmente, hoje vê-se uma melhoria acentuada nesse sentido, embora o caminho a percorrer ainda seja longo.

Uma vez que este concurso decorre nas redes sociais, como se pode votar nas fotografias a concurso?

O Concurso de Fotografia “Tomar Encanta” decorre na página do Facebook do Tomar, a Cidade até 31 de janeiro. A votação é por “Gosto”. Reconhecendo não ser a votação correta para este tipo de iniciativa devido a vários fatores, não foi para já possível recorrer a métodos mais corretos, mas que se pondera já para uma próxima iniciativa deste género, ainda no decorrer deste ano.

Quais são as datas limite de voto neste concurso?

As votações terminam a 31 de janeiro de 2015, onde dez fotos de dez autores diferentes receberão uma lembrança alusiva a Tomar.

De que forma considera que esta iniciativa pode ajudar a divulgar Tomar?

Mostrando, através de imagens, Tomar. São imensos os comentários de pessoas que pretendem voltar a visitar Tomar e outras que querem visitar pela primeira vez pelo encanto que veem através das imagens. Tem-se constado também, ao longo do decorrer do concurso, um aumento de fotógrafos, amadores e profissionais, a publicar fotografias de Tomar, o que significa um aumento de visibilidade e possíveis visitantes à cidade Templária.

Qual é a mensagem que quer deixar aos tomarenses, votantes e participantes neste concurso?

Tomar atravessa uma crise, como todos conhecemos. Como tal, gostaria de apelar aos tomarenses que se unissem, dependendo das suas ideologias, em prol de um bem comum, neste caso, o concelho de Tomar. Ainda existe pouca cidadania em Tomar, talvez devido ao descrédito na política e nos políticos de Tomar (neste caso é geral). Mas cabe também a nós mudar um pouco isso, fazendo algo positivo em prol do que é nosso, das nossas raízes. O exemplo e a iniciativa nem sempre vem de cima. É necessário que existam bons exemplos, que haja iniciativa e que mais tomarenses se movam, o resto virá a seu tempo. Aos participantes, votantes e muitos que não participaram porque não tiveram conhecimento do concurso a tempo, fica uma palavra de gratidão, pois sem eles não seria possível a realização do mesmo.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here